Já ouviu falar em onipresença? Aquele ser que está em todos os lugares, com todo tipo de pessoas e, ao mesmo tempo. Simultaneamente, não importando o objetivo, as preferências ou ainda o horário. Esse “ser” é o rádio.
E qual é a surpresa? O rádio está em todo lugar. Em uma loja de esquina, na farmácia do centro, no carro de aplicativo, no trabalho, no celular e em casa, passando pelos cafés e restaurantes. Narradores e programadores muitas vezes nem percebem, mas seu trabalho está no ar o tempo todo, em algum lugar.
Essa relação é histórica em nosso Brasil, um país com território tão extenso que seria impossível conectar todas as regiões com tamanha rapidez. O rádio se tornou o meio de comunicação oficial por excelência, para cidades do litoral, da floresta, dos campos e nos centros urbanos. Duvida? Basta ver a história da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, que transmitia os jogos dos times do Rio de Janeiro antigamente em sua programação. Como alcançava todo o Brasil, times como Flamengo e Vasco da Gama aumentaram sua gama de torcedores, o que perdura até hoje.
O Rádio ajuda a construir nossa sociedade há mais de cem anos com informação, entretenimento e, consequentemente, educação e difusão da cultura.
Aí entra a publicidade…
Com tamanha abrangência, diversidade de interesses e nível de confiança dos ouvintes, a publicidade radiofônica segue sendo uma das melhores opções. Tem presença histórica, é forte no presente e tem futuro garantido, ainda mais com a digitalização das estações e seu alcance estendido para smartphones e outros meios digitais, como plataformas de streaming e até canais de YouTube.
Um anúncio em rádio não fica apenas na programação tradicional — que por si só já é enorme: temos a internet agregada com sucesso!
Uma campanha na internet fica apenas ali, assim como um anúncio na mídia impressa. Anunciar na televisão? Sim, é forte também, mas depende da atenção total das pessoas, incluindo o visual.
O rádio? Entrega a mensagem apenas com a magia do som!
O mais mágico de tudo é que o rádio molda a experiência de diversidade da sociedade. Vários grupos escutam ao mesmo tempo, a mesma mensagem. Migrantes, religiosos, roqueiros, empresários de sucesso e estudantes estão ouvindo a mesma mensagem que a dona de casa ou o taxista — e todos eles são consumidores em potencial.
Pense que incrível isso! Uma campanha, vários públicos e maior chance de captar a atenção das pessoas.
Rádio tem vários significados para as pessoas e todas elas estão ouvindo atentamente.