• Curitiba
  • New York
  • London
  • Tokio

Retorno sobre Investimento em rádio é maior e programação garante nicho

Se vamos falar sobre reconhecimento de marca, branding mesmo, precisamos mencionar a publicidade em rádio e o seu retorno sobre o investimento (ROI). Nos Estados Unidos, Pesquisa da Nielsen, por exemplo, a cada dólar investido em publicidade de rádio, 12 retornam para o anunciante.

Sim, as marcas podem ser lembradas por anos apenas com anúncios radiofônicos, expandindo não apenas suas vendas, mas também o posicionamento de marca.

Não pense que televisão e internet substituem o rádio quando o assunto é publicidade. O que muda é a sua eficiência e o poder de entrar na mente das pessoas pelos ouvidos com um investimento bem menor. Por exemplo: já fez as contas de quanto seria necessário investir em um anúncio de TV? A conta será cara! Seu negócio terá custos com profissionais para usar câmeras, equipe de sonoplastia, edição de vídeo, atores e toda a estrutura de equipamentos. Tudo isso para uma publicidade que requer a atenção das pessoas em todos os sentidos.

A mesma publicidade no rádio precisará de muito menos. Apenas com áudio, a mensagem chega a várias pessoas. Se perguntarem se o resultado é o mesmo, podemos afirmar que pode ser até melhor. Um anúncio de rádio só precisa de um bom roteiro, um narrador, e o processo de edição é bem mais rápido – perfeito tanto para campanhas emergenciais quanto para periódicas.

O rádio segmenta melhor o público?

Na televisão, várias pessoas assistem, mas todas elas vão comprar seu produto ou contratar seu serviço? Pois é, com o rádio é diferente! Graças ao gênero musical, à programação e ao formato de uma estação de rádio, cada uma delas possui um público-alvo bem definido. Saber que o público já está nichado faz toda a diferença.

1.000 pessoas assistindo um anúncio sobre a inauguração de uma loja de roupas populares na televisão, com todo tipo de gente assistindo, é diferente de 1.000 pessoas ouvindo a mesma mensagem no rádio, principalmente se for uma rádio popular.

Entender o público-alvo é excelente para o seu negócio e sua marca! O público ouvinte sempre será mais próximo, formado por pessoas que estarão mais interessadas no que você está vendendo – e sem gastar com uma super produção audiovisual.

No fim das contas, a estação de rádio já fez o trabalho de criar um público estabelecido que, se estiver alinhado com o seu produto ou serviço, basta criar o anúncio e mandar ver! É o cliente ideal esperando a mensagem.

Quando os ouvintes escutam uma propaganda ou o narrador de todos os dias falando sobre uma empresa, é como se a rádio estivesse recomendando o produto ou serviço. Vamos combinar que a experiência será mais genuína? É como um amigo recomendando, nem parece algo sendo promovido com atores.

Oferta constante ajuda na marca?
E como! Outro ponto importante é a construção diária e o reconhecimento da marca. A presença constante no rádio faz com que as pessoas ouçam a mensagem várias vezes ao longo do dia. Assim, sua empresa chega facilmente para quem vai comprar de você – e vai construindo o nome da marca.

Reflita: se a propaganda de rádio existe há tanto tempo, é porque ela funciona. É eficaz para fortalecer sua marca! As pessoas já estão ouvindo sua rádio preferida no carro, no trabalho ou em casa. Basta ligar na estação e esperar que seu anúncio aparecerá no meio da programação.

Pode apostar: as pessoas estão ouvindo e esperando a próxima música.

Atendimento KAKOI