• Curitiba
  • New York
  • London
  • Tokio
MENU

O ano só começa depois do carnaval?

Para muitas pessoas o ano começa após o carnaval. Seja você um fã das tradições carnavalescas ou não, culturalmente, como brasileiros, parece que nos reprogramamos para entrar no “modo Ano Novo” a partir da quarta-feira de cinzas. Por isso, se você é a pessoa que está esperando o carnaval passar para pegar no tranco, os próximos parágrafos vão encher de confete e serpentina a sua motivação 😉

As datas que carregam o significado de recomeço não são apenas simbólicas. Pelo contrário, elas parecem deixar as pessoas mais receptivas a mudanças, o que já foi motivo de muita curiosidade científica. E, pode ter certeza, quando um bando de cientistas curiosos teimam com algum assunto, ou eles vão chancelar o que até então era uma crença popular ou vão entender porque o inconsciente coletivo leva aquilo tão a sério.

O que os cientistas dizem sobre o poder do recomeço?

As descobertas científicas  mostram que o ser humano não percebe o tempo de forma contínua, mas sim como se nossas vidas fossem divididas em capítulos. O que quer dizer que, o início de um novo capítulo na sua vida, por menor que seja, tem o poder de resgatar a sensação de recomeço. Como se agora o protagonista desse novo capítulo fosse um “novo eu”. Ou seja, os erros ficam para trás, a pontuação no jogo da vida é zerada e você literalmente tem uma nova chance.

Em resumo, os marcos de recomeço são momentos em que você se permite mudar, arrancar um rótulo e se dar outro. E, embora você não reconheça,  a forma como nos identificamos influencia o nosso comportamento. Em outras palavras: nos fazem agir! E mudar é sair do campo das ideias e partir para o campo das ações.

O seu marco zero

O que quero dizer é que não importa se a sua resolução para 2023 foi fazer mais atividade física, parar de fumar, sair de um casamento infeliz ou apenas organizar o seu armário. O que você precisa fazer é ajustar o seu gatilho de recomeço, despir seu rótulo antigo e escolher o que melhor define o seu “eu do futuro”.

É por isso que tentar se exercitar mais, tentar parar de fumar ou tentar ler mais em 2023 são metas muito frouxas, com muita brecha para não se concretizarem. Por outro lado, tornar-se uma pessoa ativa, voltar a ser um não fumante ou tornar-se um leitor: bingo! Aí sim você tem uma meta poderosa para mudanças definitivas.

O seu ano novo pode começar após o carnaval, na data do seu aniversário, na próxima segunda-feira ou com o nascimento do seu filho. O que importa é você não desperdiçar o poder do marco zero, pois ele foi, literalmente (e cientificamente), testado e comprovado.

Falar de bem estar e saúde é se permitir mudar. Se cuidem no carnaval e bem vindos à coluna Saúde em Sintonia!