O investimento em propagandas em rádio cresceu em 2024 e seguirá em alta em 2025. Este é o segmento publicitário que terá o crescimento mais expressivo a partir do ano que vem, conforme divulgado no relatório Dentsu Ad Spend de dezembro de 2024, publicado nos Estados Unidos.
Os números, analisados pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) recentemente, mostram que teremos um aumento de 1,8% nos gastos publicitários em todo o mundo, com grandes chances de atingirmos US$ 36,4 bilhões, ultrapassando o dobro da taxa prevista para 2024, que foi de 0,8%.
Até 2027, o CAGR (taxa de crescimento média anual) será de 1,6%, ou seja, o crescimento seguirá por algum tempo nesse ritmo.
Onde esses dados vão impactar o rádio ano que vem? É isso que a Ouro Verde vai explicar agora!
Anúncios de varejo em alta
Quem atua no setor varejista precisa estar atento. Este é o segmento publicitário que estará em alta no próximo ano, aumentando a concorrência por espaços nas rádios. Lembre-se de que este é o meio mais estratégico pela sua proximidade com o ponto de venda. Já sentimos o crescimento do áudio como meio publicitário muito devido ao ambiente digital, e as pessoas estão cada vez mais acostumadas a ouvir anúncios – prova do potencial de engajamento e retenção da atenção do público.
Rádio segue forte com adaptações
A participação da propaganda nos meios de comunicação tradicionais inclui adaptação e mudanças através da transformação digital. Pense: todas as rádios, ou grande parte delas, estão online, e os anunciantes ainda valorizam este meio de comunicação pelo alcance e envolvimento, especialmente em mercados regionais.
Na prática, as inovações na publicidade em rádio tornaram mais fácil para os anunciantes atingir públicos específicos de forma eficaz. O Brasil, como parte das Américas, segue com força na rádio como canal essencial para determinados grupos demográficos e indústrias.
Os anunciantes perceberam a relevância do omnichannel, ou seja, a integração de anúncios em rádio com outros canais, incluindo plataformas digitais e sociais. A criatividade para se criar campanhas multicanais está presente.
Um anúncio em rádio estar em um pacote que inclui redes sociais traz um grande diferencial para o anunciante e para o público final.
Streaming ajudando rádio tradicional?
Pois é bem isso! O rádio, além da audiência tradicional, está cada vez mais associado aos programas de podcasts e anúncios em streaming. É a atualização do modelo, a mudança em direção ao consumo de áudio sob demanda, que reforça indiretamente a audição de rádios tradicionais. Quem escuta um “corte” de programa de rádio, pode se interessar em escutar a programação diretamente da fonte – e como tudo está online, olha a audiência aumentando!
A concorrência com plataformas de áudio digital fez com que emissoras de rádio procurassem inovar na criatividade. Um anúncio de rádio acaba pegando carona em cortes de podcast, ou seja, um programa de rádio que se transforma em streaming online aumenta o alcance das audições para outros públicos.
Ou seja: que venha 2025 para o bem dos anúncios em rádio.