Como diz aquela música da Simone que aparece do nada em dezembro: “Então é Natal e Ano Novo Também”. Sabe o que isso significa? Sim, teremos as famosas festas de confraternização das empresas. Após um ano cheio de prazos e trabalho duro, chegou o momento de relaxar e se divertir com os colegas de trabalho, dar risada, revelar o amigo secreto e tudo mais que estes encontros têm direito. Mas não pode errar na mão: é preciso tomar cuidado para não cometer excessos e se queimar na frente de colegas e superiores.
Festa de confraternização no trabalho é um dos eventos mais importantes do ano para fazer amizade com aquela pessoa do outro setor que você só conversa por e-mail ou que esbarra apenas na saída. Mais que apenas comer e beber um pouco, é neste momento que você pode e deve estreitar laços com os colegas, conhecer melhor a empresa e até mesmo fazer networking.
Coisas que podem dar errado.
- Alguém fica bêbado demais e começa a dançar de forma descoordenada.
- Um colega conta uma piada sem graça e todos começam a rir de nervoso.
- Alguém tropeça e cai na frente de todo mundo.
- Um grupo de colegas começa a cantar uma música em voz alta e desafinado.
Agora, tenha em conta que é um evento social/ laboral, não uma balada! O fato de estar fora do ambiente de trabalho não significa que você deva enfiar o “pé na jaca”, por isso, seguem algumas dicas sobre como se comportar nestas festas.
Se você acha que está tudo bem, que está tudo liberado, não é bem assim. Têm que comportar de maneira adequada, evitar excessos de bebida alcoólica, não fofocar e muito menos ter atitudes que possam ser consideradas inadequadas.
Bora aproveitar a confraternização da “firma” sem queimar o filme?
1 – Vá na festa. Sim, aceite o convite, é bom participar, mesmo que você não goste. Se você acha que faltar na festa vai evitar que você faça bobagens, preservando sua imagem, sua ausência será pior! Use este momento para conhecer melhor onde você trabalha, conhecer melhor seu colega de trabalho que senta o ano todo ao seu lado e aproveite a festa.
2 – Gosta de beber? Ok, liberado, mas não vá encher a cara. Além de ser ruim para a saúde, beber demais acaba com o verdadeiro objetivo da festa, que é se divertir. Pode causar situações bem constrangedoras, como falar demais, vomitar no canto e até evoluir uma discussão boba e fútil para uma briga mais séria.
3 – Ao começar a conversar com algum colega, seja cordial. Se você está na mesma mesa com aquela pessoa que atrasou um relatório em outubro, ou que fez algo que não lhe agradou em uma reunião matinal, esse não é o momento de discutir esses assuntos. Seu colega também está ali para se divertir e, se você estiver com o espírito da festa, talvez estes mal entendidos fiquem no passado.
4 – Segure a língua e não faça fofocas. Lembra daquela personagem fofoqueira do programa A Praça é Nossa? Então, ninguém quer saber na festa. Fofocas são sempre uma péssima ideia, principalmente em um evento profissional.
5 – Se você perceber que algum colega está exagerando na bebida ou causando constrangimento, chame ele no canto e tente distraí-lo com alguma outra coisa. Vale falar sobre música, comentar uma viagem, levar seu colega para pegar o bufê ou qualquer coisa. Se a situação estiver fora do controle, fale com quem está organizando a festa discretamente (geralmente o pessoal de RH), tente chamar um amigo em comum ou um familiar para buscá-lo.
A festa de confraternização da empresa é uma ótima oportunidade de se divertir, ampliar networking e conhecer melhor, quem trabalha com você.
Esse texto contou com a colaboração de Aroldo Glomb