• Curitiba
  • New York
  • London
  • Tokio

Os carros mudam, mas a paixão pelo rádio permanece

Para quem acha que a evolução dos carros e seu novos sistemas multimídia irão deixar o tradicional rádio para trás, ledo engano. Nos corredores do Congresso dos Estados Unidos, Tesla, Ford e outras montadoras tomaram a decisão de parar de colocar rádios AM em seus modelos elétricos com uma desculpa técnica: os motores elétricos interferem na qualidade de áudio do sinal AM, diferente das rádios FM e rádio via satélite.

O debate não é apenas sobre a continuidade da rádio AM (muitas estações aqui já migraram para FM ou para o formato digital) mas o direito das pessoas ouvem rádio enquanto dirigem.

Rádio é um serviço público essencial para a vida de muitas pessoas, empresas e profissionais da comunicação – que segue relevante, principalmente para a publicidade, mesmo em tempos de transformação digital.

No Brasil, de acordo com a Kantar IBOPE Media, os formatos de publicidade que são mais lembrados são os de rádio, incluindo propagandas veiculadas entre músicas e programas (50% das pessoas lembram dos anúncios).
Os anúncios inseridos nos intervalos são eficazes para alcançar toda uma população local e impactar o público com novos produtos ou serviços. Esta pesquisa foi além e mostrou que a publicidade em rádio se destaca em relação a outros formatos:

  • Ações feitas por locutores captam 27% da audiência.
  • Promoções na programação das emissoras são fortes para 25% dos ouvintes.

Claro que os comerciais tradicionais seguem mais presentes, mas uma coisa é certa: seja no Brasil, nos Estados Unidos ou em qualquer outro país, o poder do rádio é marcante e precisa ser preservado.

Um último recado para os empresários de todo o Brasil: sigam investindo em publicidade em rádio e percebam o impacto real deste meio de comunicação que geralmente conversa com os consumidores locais.

Ouro Verde FM

Institucional

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.