• Curitiba
  • New York
  • London
  • Tokio

Anúncios em rádio tem algo que nenhum outro veículo terá!

Se você acha que o rádio se tornou irrelevante para os mais jovens, pegue um cafezinho, sente-se e veja o que descobrimos: o rádio tem o maior alcance entre todos os meios de comunicação e amplifica qualquer campanha publicitária para a geração Z. Há algo que somente o rádio consegue entregar, mas isso veremos mais adiante…

Vamos nos basear em três fontes: no relatório Nielsen Media Research, da pesquisa Edison Research  e em dados divulgados pela plataforma Audacy, todos em um dos maiores mercados consumidores e midiáticos do planeta: os Estados Unidos.

Mas não se preocupe, o que acontece lá tem reflexos por aqui!

Sentado já? Bora lá!

1 – Mais gente ouve rádio do que navega no Facebook durante a semana.

Sim, mais pessoas ouvem rádio nos EUA (293 milhões) do que acessam o Facebook (180 milhões).

55% da Geração Z, entre 13 e 24 anos nos EUA, ouvem rádio AM ou FM diariamente. A faixa de público entre 20 e 25 anos consome, em média, 104 minutos de rádio por dia, o que totaliza mais de 12 horas por semana.

Até então, era comum acreditar que a popularidade do rádio estava caindo e que os mais jovens não se interessariam por esse meio de comunicação, especialmente com a internet bombando. Mas os dados da Edison Research mostram o contrário!

2 – Rádio ganhou força com os aparelhos de alto-falantes inteligentes (como a Alexa) e rádios com programação online.

Quem descobriu essa tendência foi a pesquisa da Audacy em 2021, que revelou um aumento de 44% no hábito de ouvir rádio online em casa durante a pandemia. Com a chegada dos podcasts e do áudio digital, essa tendência (adivinha só?) se consolidou!

Antes, a audiência estava concentrada em pessoas dirigindo para o trabalho. Agora, os alto-falantes inteligentes, cujas vendas cresceram 43%, são os novos protagonistas. No início de 2024, mais de 100 milhões de pessoas nos Estados Unidos já possuíam um desses dispositivos.

Outra pesquisa, da Katz Radio Group, revelou que 40% dos ouvintes que trabalham em casa mantêm o hábito de ouvir música via rádio AM/FM ou serviços de streaming enquanto executam suas rotinas.

3 – Rádio gera confiança e conversão em vendas

Agora chegamos no diferencial dos anúncios em rádio!  77% dos ouvintes afirmaram ter experimentado uma marca ou produto anunciado em sua estação preferida, o que demonstra a confiança coletiva na publicidade dos programas radiofônicos!

Em média, as pessoas levam 2,4 dias para comprar um produto depois de ouvir o anúncio. Os anúncios em áudio são tão eficazes quanto os displays online para gerar cliques, com a diferença de que as ações não acontecem imediatamente.

Resumindo:

–  60% dos adultos (35 e 49 anos) e 54% dos jovens adultos (18 e 34 anos) confiam mais nos anúncios de rádio do que em outros meios.
– A vantagem do rádio está no sentimento de proximidade com os apresentadores. Para 47% dos ouvintes, os anúncios de rádio representam uma “troca justa” pelo tempo de audição.

Sua empresa pode aproveitar essa confiança que o ouvinte deposita em seus programas de rádio e criar uma estratégia perfeita! A escolha é toda sua!

Ouro Verde FM

Institucional