Imagine que você é um influenciador com 200.000 seguidores em uma rede social. Todos os seus novos clientes vêm desses canais. Com esse número, você provavelmente ganharia muito bem, independentemente da sua oferta.
Mas o que aconteceria se, do dia para a noite, sua conta fosse banida ou seu alcance caísse a zero? Sua fonte de renda acabaria.
Mas qual é a chance disso acontecer?
Isso acontece todos os dias, meus amigos. As pessoas são banidas sem nem saber o motivo. Procure por “Facebook”, “Instagram” ou “Meta” no Reclame Aqui e veja a quantidade de histórias tristes por lá.
Outro exemplo:
Quando Elon Musk adquiriu o Twitter, o algoritmo sofreu muitas mudanças (não estou aqui para dizer se foram boas ou ruins). A renda de alguns criadores caiu drasticamente, pois estava atrelada ao engajamento de maneiras que não funcionavam mais. Pessoas que vendiam retweets de repente descobriram que ninguém mais os queria, porque eles perderam a efetividade. Isso costumava ser uma fonte de renda de milhares de dólares por mês para algumas pessoas.
E de repente, PUF.
Então, como evitar que isso aconteça?
Fazendo o oposto do que a maioria faz. Trabalhe para não depender de uma única rede social. Isso não significa abandoná-las, mas sim usar sua influência para direcionar seu público para canais que você controla. Continue aprimorando suas habilidades e expandindo seu conhecimento. Invista em seu desenvolvimento para que você possa se adaptar rapidamente às mudanças.
A luta pela independência é a mais difícil que alguém pode travar, mas é a única maneira de garantir que você terá um futuro profissional o mais blindado possível.