Desde a invenção da televisão nos anos 40, analistas e “futurologistas” matam o rádio, mas a verdade é que o meio não só permanece super vivo como se reinventou várias vezes e agora turbina audiências mundo afora.
Uma revisão de estudos conduzida por Pierre Bouvard (Cumulus Media / Westwood One) revela:
O rádio é líder de alcance entre adultos 25-54 nos EUA, superando Facebook, YouTube, podcasts e TV linear.
Entre jovens 18-34, o rádio também ocupa o primeiro lugar em cobertura mensal. Estes números mostram que a fragmentação digital aumentou o valor de um meio realmente massivo, justamente o oposto do que muitos marketers imaginavam.
Sinergia que entrega REACH extra (sem inflar o budget)
A Combinação que extrapola audiências*
Rádio + TV+51%
Rádio + Facebook+25%
Rádio + Instagram+55%
Rádio + TikTok+106%
Rádio + YouTube+38%
*Dados Westwood One / MRI-Simmons, 2025.
Além disso, redirecionar apenas 10 % do investimento de um plano de mídia para o rádio pode aumentar a cobertura total em 33%, como comprovou estudo da Nielsen Media Impact para uma marca farmacêutica.
Memória de marca: o ativo invisível que paga contas
A consultoria Les Binet & Sarah Carter defendem que “disponibilidade mental é o principal fator de preferência”. Quando a audiência escuta o spot várias vezes ao dia no carro, no trabalho, em casa, cria-se aquela “lembrança automática” que leva à escolha na gôndola.
Já a Ty Heath resume: “A marca lembrada é a marca comprada.”
Ouro Verde FM 105,5: líder no público A+B em Curitiba
Segundo a última medição da Kantar IBOPE Media, a Ouro Verde é líder absoluta de audiência entre a classe A+B com 25 anos ou mais em Curitiba.
Isso significa:
– Público qualificado, com maior poder de compra.
– Ambiente editorial premium, perfeito para marcas que buscam brand-safety.
– Integração fácil entre spot no dial e retargeting digital nas redes sociais da própria emissora.
Sincronize criativos: use o mesmo insight no spot e no anúncio de Instagram para maximizar o +55 % de alcance adicional.
Meça além dos cliques: acompanhe variação de search lift, branded queries e “aumento de lembrança” em research de painel.
Dica: combine o spot de 30 s na Ouro Verde com formatos de áudio digital (streaming da rádio e smart speakers) para cercar o ouvinte on-air e online.
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