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Por que os líderes de marketing apostam na publicidade no rádio?

Ah, o rádio, um dos meios de comunicação mais tradicionais que continua a mostrar sua força como uma ferramenta poderosa e eficaz na publicidade. Capaz de impactar os consumidores em diferentes contextos. O rádio ouvido na cozinha de casa, no rádio do carro 1.0 e do importado. Ouvido durante a caminhado no parque e também durante o momento de relaxamento, segue apresentando vantagens únicas que têm atraído cada vez mais líderes de marketing.

E quem são os líderes do Marketing?

São aquelas grandes empresas e multinacionais que apesar de contarem com robustos orçamentos para suas campanhas de marketing, ainda contam com a importância ímpar do rádio no sucesso de suas ações. Entenderam que não é uma ação em separado, mas sim um conjunto que mostra a força do rádio no resultado final.

O rádio como meio de confiança e alcance

Segundo o consultor e palestrante Fernando Morgado, 75% dos executivos de marketing planejam incluir a publicidade no rádio em suas estratégias, enquanto 60% já desenvolvem ações específicas para o meio.

Uma pesquisa realizada pela Free Press, com apoio da African American Research Collaborative e da BSP Research, por exemplo, mostra que a radiodifusão, especialmente o rádio, continua sendo uma fonte essencial de informação para os norte-americanos. O estudo revela que 77% dos entrevistados utilizam rádio e televisão pelo menos algumas vezes por semana para se atualizarem sobre notícias e eventos; 43% recorrem a esses meios várias vezes ao dia.

Esses números superam os índices de uso de mídias sociais, destacando a confiança dos americanos na radiodifusão em tempos de crescente desinformação. Os dados indicam que, em um cenário de desconfiança, o rádio e a televisão são considerados os meios mais confiáveis. Enquanto redes sociais como Facebook (59%) e YouTube (57%) têm uso significativo, elas ainda ficam atrás da radiodifusão em frequência de uso para notícias. A informação foi publicada pelo site tudoradio.com.

Publicidade no rádio: um gerador de negócios

O rádio tem evoluído para acompanhar o comportamento dos consumidores, que buscam conteúdos de áudio integrados à rotina. Em 2024, foram registrados mais de um milhão de minutos de publicidade no meio apenas no primeiro semestre, demonstrando a confiança das marcas em seu potencial.

Por que o rádio é uma escolha eficaz?

De acordo com o estudo “Adelaide 2024 Outcomes Guide”, realizado pelo Audio Active Group, o rádio oferece uma relação custo-eficácia superior em comparação com diversas plataformas digitais.

Para atingir o mesmo nível de atenção obtido com US$ 1.000 investidos em rádio, seria necessário gastar valores significativamente maiores em redes sociais como Facebook ou Reddit.

O rádio e a disponibilidade mental das marcas

Estudos, como “The Long and the Short of It”, demonstram que o rádio eleva a disponibilidade mental da marca em 13%, elemento crucial para que os consumidores a lembrem no momento da compra. Além disso, ele pode aumentar a confiança na marca em até 58%, o que impacta diretamente a lucratividade.
Outro dado interessante é que o rádio contribui para fortalecer a marca, permitindo um poder de precificação 17% maior e uma participação de mercado 28% mais alta. Em termos de resultados de curto prazo, ele também impulsiona as vendas em 13%, mostrando eficácia ao atingir consumidores prontos para comprar.

Com esse conjunto de características únicas, o rádio consegue unir gerações. A tão falada GenZ ouve rádio no streaming e aplicativos. As demais, seguem com o costume de ouvir o rádio no dial, mas já se utilizando de redes sociais e aplicativos como o Youtube ou o próprio Facebook para acompanharem a programação com a interatividade.

Os aplicativos são um convite para que o ouvinte ouça a rádio, peça a sua música favorita e descubra o nome da música que acabou de tocar. São opções novas e que acompanham os ouvintes apenas para suprir a necessidade: ouvir onde quiser.

Ouro Verde FM
Com informações do site Tudo Rádio
Estudo “The Long and the Short of It” e Adelaide 2024 Outcomes Guide”

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