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Audiência da rádio segue em alta em todo o Brasil com destaque para a Ouro Verde em Curitiba

Não duvide do poder da palavra nas ondas sonoras no Brasil, pois o que vamos mostrar agora vai te convencer de que, quando o tema é audiência, o rádio mantém a mesma força de quando criou seus primeiros ouvintes há 100 anos. Geração pós-geração mantém e vai aumentar seu poder nos próximos anos.

O rádio está presente nos ouvidos de 89% da nossa população em, pelo menos, 13 praças analisadas e monitoradas pelo Kantar IBOPE Media. Temos também os novos “formatos” de áudio, como podcasts, que trouxeram novamente o gosto de ouvir conteúdos em áudio para 91% da população, conforme o relatório Inside Áudio 2024 da mesma Kantar IBOPE Media.

O consumo de áudio e rádio no Brasil ainda segue como um formato de mídia predominante para muitos brasileiros que, de uma maneira ou outra, consomem esses conteúdos — informação essa cortesia do Target Group Index TG BR 2024 R1

E não é pouco tempo de consumo: são 3 horas e 55 minutos diários para cada ouvinte, um verdadeiro luxo.

Onde se escuta mais rádio?

A Grande Belo Horizonte é, disparada, a região com o maior alcance do rádio: 86,5% das pessoas ouvem quase quatro horas diárias. A Grande Curitiba vem em seguida, com 83,7% de alcance, seguida da Grande Fortaleza, com incríveis 83,2%. Estas são as três maiores praças consumidoras de rádio, mas as que aparecem em seguida acompanham bem de perto esses números.

Colocando em sequência, o cenário é este:

  • Grande Belo Horizonte: 86,5% de alcance, 3h55min22s
  • Grande Curitiba: 83,7% de alcance, 3h32min38s
  • Grande Fortaleza: 83,2% de alcance, 3h50min40s
  • Grande Porto Alegre: 83,1% de alcance, 3h54min44s
  • Grande Florianópolis: 81,8% de alcance, 3h42min15s
  • Grande Vitória: 80,7% de alcance, 3h57min54s
  • Grande Rio de Janeiro: 80,0% de alcance, 4h22min45s
  • Região de Campinas: 78,6% de alcance, 3h25min27s
  • Distrito Federal: 77,1% de alcance, 3h13min03s
  • Grande São Paulo: 75,9% de alcance, 3h51min23s
  • Grande Goiânia: 75,1% de alcance, 3h43min52s
  • Grande Salvador: 74,5% de alcance, 3h48min10s
  • Grande Recife: 72,0% de alcance, 3h57min43s

Quando as pessoas escutam rádio no Brasil?

Boa pergunta, que merece uma resposta ainda melhor. O chamado “pico” de audiência em rádio acontece às 10h, dentro da faixa mais popular, das 08h30 às 11h.

Pela tarde, a audiência cresce exatamente às 13h30 e chega ao ápice às 14h. É uma curva que segue alta até um pouco antes das 17h, momento em que a audiência começa a baixar até a noite.

Quando o sol desce, outro “pico” acontece entre 19h30 e 20h, sendo esta última meia hora considerada um dos momentos mais nobres de todo o dia.

Rádio digital segue este padrão?

É muito parecido, mas o “pico” acontece bem mais cedo que no rádio tradicional, ou seja, às 08h. Vale lembrar que, neste caso, são utilizados dados apenas de São Paulo, portanto é um recorte bem pontual — mas vale ser analisado.

O mais interessante é que não há oscilações até 14h, momento em que o consumo de rádio digital começa a desacelerar.

Esses são os números de audiência que mostram o que sempre falamos aqui, todos os meses: o rádio é um dos melhores meios de comunicação, perfeito para empresas que querem alcançar os mais diversos públicos — e com muitas opções de horários que captam quem está dirigindo.

  • Pela manhã: pegando quem está indo para o trabalho.
  • Pela tarde: bem no momento logo após o almoço (isso se você almoçar ao meio-dia).
  • Pela noite: a famosa volta para casa, com seus engarrafamentos e a espera para pegar as crianças na escola.

Ano que vem, pode apostar, será ainda melhor para a audiência. Anote aí e nos cobre em 12 meses.

Ouro Verde em Curitiba

Aqui em Curitiba seguimos brilhando com o primeiro lugar no IBOPE entre o público da classe AB e faixa etária de +25 anos! 

Fonte: Kantar IBOPE Media EasyMedia4 | CTA | CTA-AGO/2024 A OUT/2024 | OPM# | Target: AB 25+ | SEGUNDA A SEXTA | 07 as 19:00

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