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A rádio X outros meios de comunicação

Televisão, sites, blogs, revistas e jornais. Com tantos meios de comunicação, tradicionais ou mais modernos, a rádio se mantém como um dos meios de comunicação com inúmeras vantagens para quem anuncia ou é entrevistado.

Rádio é bom para quem anuncia?

Quem anuncia tem o alcance da rádio para diferentes públicos – O alcance é o número de pessoas que ouviram uma emissora em 60 segundos, pelo menos, durante algum momento. É mais fácil verificar este alcance pelo índice de audiência para medir a força da marca e se as estratégias de comunicação estão funcionando.

Rádio é bom para quem é entrevistado?
Quem é entrevistado, vai chegar a um número maior de pessoas que estarão ouvindo a rádio naquele momento. Por exemplo: um especialista falando sobre economia na rádio alcançará um universo maior de pessoas, muito diferente que esse mesmo especialista escrevesse um texto em uma página especializada em economia.

Rádio ainda tem audiência relevante no Brasil?
Atualmente, 78% das pessoas no Brasil ouvem rádio de uma maneira ou outra, durante a semana. Os dados divulgados pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) são claros: 160 milhões de brasileiros.

Rádio X televisão?

Os canais de televisão sempre conviveram muito bem com as emissoras de rádio, mas há diferenças. Se a televisão tem o recurso sedutor da imagem, a rádio traz o imediatismo.

Diferente da televisão, sejam canais fechados ou abertos, a rádio pode ser ouvida em qualquer lugar e traz informações em tempo real com mais facilidade do que nos canais de televisão.

Rádio X jornal impresso?

O jornal impresso como era antigamente – diariamente, com edições extras quando algo acontecia – já não existe. Muitos veículos resolveram migrar para o online ou se transformaram em portais para acompanhar a agilidade das notícias. No entanto, mesmo nos áureos tempos, o jornal impresso nunca conseguiu superar a rádio.

  • Rádio sempre foi mais rápida em divulgar alguma informação.
  • Rádio sempre foi mais abrangente e conseguiu passar a mesma informação para diversas pessoas que estão em um mesmo ambiente.
  • Não precisa esperar rodar na gráfica para repassar a informação.

Rádio X sites e blogs?

Rádio e blogs são igualmente rápidos na divulgação das informações, mas há alguns detalhes em que a rádio ainda se destaca em relação às mídias online.

1 – Ouvintes de rádio seguem fazendo suas rotinas enquanto escutam a programação. Uma pessoa pode estar trabalhando, estudando, dirigindo ou fazendo o almoço com a rádio ligada e receberá todas as informações. No universo online, com inúmeras abas abertas, os anúncios e as matérias podem se perder.

2 – A rádio tem programação mais localizada, conversa com a população local, trazendo essa intimidade. Os portais geralmente vão tentar falar com o maior número de pessoas nas mais diferentes regiões, não sendo tão íntimos das pessoas.

3 – Alcance global é interessante, sim, mas a rádio alcança audiências da sua cidade. Um anúncio online sobre uma nova sorveteria em Salvador pode ser clicado por alguém de Curitiba por engano. Mas, com a rádio, alguém de Salvador ouvirá sobre uma nova sorveteria em Salvador. Quem tem restaurante, lojas físicas locais e serviços de delivery sabe muito bem o quanto a rádio consegue chegar às pessoas da própria região.

4 – A rádio funciona sem internet: basta ligar o rádio e sintonizar.

5 – Banners, pop-ups e aqueles “clique aqui” que brilham: a internet está saturada de anúncios de todos os tipos. Nas rádios, o espaço publicitário é mais reduzido e seletivo. Na prática? Menos concorrência direta, perfeito para divulgar sua mensagem.

Então, da próxima vez que você ouvir que a rádio é um veículo ultrapassado, você já sabe, já conhece os dados e os fatos. O Rádio é um veículo pujante e em ascensão, ainda que outros meios queiram divulgar o contrário.