• Curitiba
    16:58:51
  • New York
    15:58:51
  • London
    20:58:51
  • Tokio
    04:58:51

Rádio continua conquistando audiências cada vez maiores no mundo todo

A invenção do rádio passa historicamente por uma polêmica. De um lado, Brasil e EUA consideram que o padre brasileiro Landel de Moura em 1890 como o verdadeiro pai da invenção após receber patentes do invento, a maior parte do mundo atribui a Guglielmo Marconi que fez uma transmissão entre navios em 1896 a glória.

A rádio KDKA, instalada numa garagem em Pitsburg, nos EUA, é a primeira estação de que se tem registro e de lá para cada duas coisas cresceram:

– A audiência.
– As teorias de que o rádio iria acabar.

Com a chegada da tv na década de 40, com a chegada dos players de mão como toca-fitas, cd e principalmente com a chegada da internet, o rádio foi condenado. Todas as previsões morreram, o rádio, não.

O rádio segue crescendo não só no Brasil como em todas as partes do mundo, veja:

Estados Unidos: Um estudo da Nielsen mostrou que o rádio continua a ser uma mídia relevante para os americanos, especialmente entre os 35 e 54 anos. A pesquisa revelou que 91% dos ouvintes de rádio nos EUA ouvem pelo menos uma hora por dia, com a música e notícias locais sendo os principais conteúdos de interesse.

Reino Unido: A BBC Radio anunciou um aumento significativo no número de ouvintes online, com um crescimento de 20% no último ano. A BBC acredita que essa tendência é impulsionada pelo aumento do uso de dispositivos móveis e pela popularidade crescente de podcasts.

Alemanha: Um relatório da ARD (Associação de Radiodifusão Alemã) destacou que o rádio digital está ganhando terreno no mercado alemão. O estudo mostrou que 70% dos ouvintes de rádio alemães já utilizam serviços de rádio online, e a expectativa é que essa proporção continue a crescer nos próximos anos.

Japão: A NHK (Televisão e Rádio Nipônica Pública) relatou que o rádio FM ainda é a principal fonte de notícias e entretenimento para muitos japoneses, especialmente durante desastres naturais e emergências, quando outras formas de comunicação podem ser interrompidas.

Brasil

Consumo de áudio: Segundo a Kantar IBOPE Media, 9 em cada 10 brasileiros consomem conteúdo de áudio diariamente, incluindo rádio, podcasts e streaming. O rádio é ouvido por 80% da população nas 13 regiões metropolitanas pesquisadas, com uma média de 3h55 por dia.

Publicidade no rádio: A pesquisa também revelou que 53% dos ouvintes prestam atenção em anúncios veiculados pelas emissoras de rádio. Comerciais entre programas e músicas são lembrados por 50% dos ouvintes, enquanto 27% lembram mais de ações publicitárias feitas por locutores.

Rádio no cotidiano: O rádio faz parte do cotidiano de 79% da população brasileira. Informações locais são especialmente valorizadas, com 69% dos ouvintes apreciando esse tipo de conteúdo, e 58% dos ouvintes confiam no rádio para se manterem informados.

Evolução do rádio: O rádio continua a evoluir, com 76% dos ouvintes acreditando que o meio se moderniza em conteúdos e formatos. Além disso, 38% consideram que a possibilidade de escutar online melhorou o consumo.

Então, a próxima vez que sua equipe tomar decisões de investimento em marketing, você já sabe porque deve defender o rádio. Diariamente milhões de pessoas usam o rádio para se informar e se entreter.

Ouro Verde FM

Institucional

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.